segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vamos melhorar a educação no Brasil incentivando a leitura?



É a receita apontada há muito tempo por pedagogos para melhorar a alfabetização...

É consenso que a leitura traz benefícios, no entanto, metade da população do País ainda não se interessa pelas obras, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro. A publicação mostra que os poucos esforços existentes na área da educação, somados à falta de incentivo familiar, resultam numa população que lê no máximo quatro livros por ano.
A terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostra que a maior concentração de leitores está na faixa de 5 a 17 anos - idade escolar -, e a perda do hábito ocorre a partir dos 17 anos.
Os leitores são formados quando criança, por isso a importância de iniciativas que estabeleçam associação do livro com o prazer desde cedo.

Contação de história é estímulo válido

Engana-se quem acredita que o incentivo à leitura é tarefa exclusiva da escola. Em casa, os pais podem e devem, estimular as crianças a se interessar pelos livros. Entre as opções, a contação de histórias é uma iniciativa válida, já que valoriza o texto e a interação e ainda auxilia o processo de memorização da criança.
Para o professor de Literatura Brasileira da Fundação Santo André, José Marinho do Nascimento, além de repertório pessoal e sensação de plenitude, a leitura traz benefícios em cinco dimensões: neurofisiológica, cognitiva, afetiva, argumentativa e simbólica. "Normalmente quem lê foge ao senso comum, reflete, argumenta, contra-argumenta, dialoga, interage mais com o mundo ao redor".
O educador faz ainda um alerta sobre a importância da cultura, arte, literatura e leitura para a construção da identidade do ser humano. Segundo ele, um pai que presenteia o filho com um livro não lhe dá apenas o livro, dá a possibilidade de se encontrar.

Fica a dica e boa leitura a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário